Fazenda Vilanova, quinta-feira, 09 de maio de 2024 Telefone (51) 3613-1177

ExpoFaz 2023

Câmara de Vereadores esteve junto da comunidade na 5ª EXPOFAZ

ExpoFaz 2023

A 5ª Expofaz estará marcada na lembrança dos vilanovenses e na história da Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova.

O Legislativo esteve presente na feira recebendo os cidadãos de Fazenda Vilanova e visitantes, além de realizar uma extensa programação de eventos durante toda a feira que ocorreu de 19 a 22 de outubro.

Para o presidente João Fernandes, o principal objetivo foi atingido. “Além de apoiar o evento que é de toda a Fazenda Vilanova, a participação na feira nos permitiu aproximar ainda mais o Legislativo da comunidade, facilitando o acesso de todos e a abertura para a participação e recepção de sugestões diversas que irão enriquecer nosso trabalho voltado para a comunidade”, destacou.

O presidente ainda parabenizou a organização do evento. “Parabéns para a organização do evento, a Administração Municipal, os expositores, o público e para as nossas soberanas, a feira estava linda e nos trouxe aprendizados que devem ser registrados para a próxima edição. Cabe destacar também o esforço de todos os funcionários públicos para criar um ambiente aconchegante e acolhedor para todos”, salientou João Fernandes.

Durante a feira o Legislativo realizou uma série de eventos, confira o que aconteceu:

1ª edição do Encontro Jovem Cidadão

Promovido pela Escola do Legislativo de Fazenda Vilanova o evento foi realizado na sexta-feira, dia 20, e voltado para os os alunos dos anos finais do ensino fundamental da rede municipal de ensino, contou com  uma sessão da Câmara Júnior, pronunciamento de autoridades e palestra do Coordenador Técnico de Educação do SENAI de Lajeado, Marcelo Francisco Schedler.

Encontro Jovem de Futuro

Na tarde da sexta-feira, 20, os alunos da E.E.E.M. Fazenda Vilanova participaram de encontro com o professor da Univates, Mauricio Zanotelli, que palestrou sobre cidadania, com o tema "Do Jovem Cidadão à Cidadania plena: uma travessia por 5 perguntas".

O encontro foi aberto pelo presidente João Fernandes e o professor Mauricio conduziu os jovens para a construção do pensamento a cerca de suas responsabilidades, da construção do coletivo e do significado da cidadania.

Projeto Câmara Empreendedora

Ainda na tarde da sexta-feira, 20, no estande da Câmara de Vereadores na Expofaz, o projeto Câmara Empreendedora foi lançado oficialmente.

Na ocasião, o presidente do Legislativo João Fernandes realizou a entrega de ecobags com o slogan “Vivo Aqui, Compro Aqui – Eu apoio o comércio de Fazenda Vilanova para crescermos juntos” e explicou que um dos objetivos da ação que é a revisão geral das leis municipais, visando a melhoria do ambiente de negócios para o empreendedorismo.

O presidente destacou que além de desburocratizar e tornar o município mais atrativo a iniciativa visa apoiar o comércio local  que é, também, uma forma de contribuir com o crescimento e o fortalecimento da economia de Fazenda Vilanova. “O nosso comércio gera empregos, movimenta a economia e arrecada impostos que retornam para você através dos serviços públicos que o Município, Estado e País oferecem aos cidadãos”.

As ecobags foram distribuídas para a população durante toda a feira.

Memorial do Legislativo

Na manhã de sábado, foi lançado o Projeto Memorial do Legislativo, com objetivo de preservar a história política e cultural de Fazenda Vilanova.

“O memorial fará parte do resgate cultural do nosso município. As peças, quadros, atas, e outros documentos aqui do Legislativo, que farão parte do acervo, representam a narrativa de uma ação, na qual as pessoas fazem parte. Nós queremos destacar a importância das pessoas e dos atos da Câmara de Vereadores na construção da história política e social do nosso município”, destacou o presidente Câmara de Vereadores João Fernandes.

O Memorial busca valorizar a memória como um direito fundamental do ser humano, por meio da conservação e difusão do conhecimento, da cultura e da história, além de identificar, gerir, preservar, restaurar, organizar e classificar todo o material que integra o acervo histórico da Câmara Municipal.

Para a ocasião foi produzido um vídeo em que a primeira funcionária da Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova,  Alexandra Cardoso, faz a leitura da Ata de Instalação do Município de Fazenda Vilanova, redigida em 1º de janeiro de 1997.

Vídeo Institucional

Para encerrar a programação, no domingo 22, foi lançado o vídeo institucional da Câmara de Vereadores, durante as comemorações do 28º aniversário de Fazenda Vilanova.

O vídeo conta um pouco da história e atribuições do Legislativo, mostra um pouco da atuação parlamentar e ações dos vereadores na comunidade, bem como, as atividades desenvolvidas pela Escola do Legislativo de Fazenda Vilanova e Câmara Júnior.