Na tarde da segunda-feira, 29 de novembro, a aluna Gabriela Drebes, da Escola Estadual de Ensino Médio Fazenda Vilanova esteve na Câmara de Vereadores onde apresentou aos legisladores seu trabalho sobre o ‘Paradigma de participação da população nas sessões da Câmara’. O trabalho foi desenvolvido para apresentação na VII Mostra do Conhecimento do educandário e contou com a orientação dos professores Diego Vedoy e Vanessa Brandão de Vargas, incentivados pela diretora Iara Margarete Reis. A aluna realizou pesquisa com mais de 60 pessoas da comunidade vilanovense e dela extraiu informações que demonstram vislumbrar um cenário negativo em relação ao conhecimento da população acerca dos poderes públicos municipais. Para a mudança desta situação, Gabriela sugeriu a criação de campanhas de incentivo à participação popular nos atos políticos, ou ainda, a alteração no horário de realização destes, o que possibilitaria a mais pessoas assistirem às sessões. Segundo a aluna, pelo cenário nacional imposto pela ausência da população nas sessões ordinárias, tanto em nível de deputados quanto de vereadores, percebe-se que é de extrema valia que os poderes públicos incentivem a comunidade para participar ativamente destes eventos. O trabalho foi elogiado pelos vereadores que demonstraram o desejo de uma maior participação e conhecimento da população acerca dos atos legislativos.
Fazenda Vilanova