Fazenda Vilanova, domingo, 19 de maio de 2024 Telefone (51) 3613-1177

Saúde - Sexta-feira, 08 de Julho de 2022

Com foco na Saúde Fernandes captou R$ 200 mil em emendas parlamentares neste semestre

O trabalho dos vereadores de Fazenda Vilanova são diários junto à comunidade, sempre com o propósito de melhorar a qualidade de vida dos munícipes. Para que isso seja possível é necessário que os parlamentares encaminhem ao Poder Executivo municipal indicações com o objetivo de sinalizar as Secretarias e a Administração por algo que possa ser melhorado dentro de cada Pasta. No primeiro semestre de 2022, o vereador João Batista Fernandes, (PP) trabalhou para que isso fosse possível. Fernandes em parceria com a colega vereadora Vanice Drebes, também do PP, receberam uma emenda parlamentar do deputado Federal Covatti Filho, no valor de R$ 100 mil. Em reunião com o prefeito de Fazenda Vilanova Amarildo da Silva, (PDT) os vereadores solicitaram que o recurso fosse investido 100% em cirurgias eletivas, uma vez que existia uma grande demanda no município. João Fernandes também recebeu uma segunda de R$ 100 mil do deputado Federal Bibo Nunes, do (PL). O parlamentar também solicitou à Administração Municipal que direcione o valor para a saúde dos munícipes. Neste semestre Fernandes encaminhou sete indicações: A primeira de número 01/2022, João Fernandes indicou ao secretário municipal de Obras para que seja reparado o telhado do abrigo de ônibus, localizado na Linha Matutu, no acesso à Granja Wallérius. Ele justificou o pedido lembrando que na ocasião ocorreu um temporal com muito vento e destelhou parcialmente o mesmo. Sendo um local que abriga crianças que vão para a escola. Na segunda indicação do ano de número 02/2022, o vereador pede que a Administração Municipal realize a reforma completa do “telhado à porta da frente” da Câmara Mortuária. Fernandes explicou ao chefe do Executivo que o local necessita de uma reforma total, com instalação de ar condicionado, um bebedouro de água decente, porta de vidro, para conservar a temperatura do ambiente, cadeiras, pintura. Outras indicações do vereador João Batista Fernandes são estas: 03/2022, indicando que a Secretaria Municipal de Educação crie um espaço e horário adequado para implantação de um Programa que atenda a necessidade das crianças, no que se refere a exercícios físicos, para aquelas que estão um pouco acima do peso ou que tenham dificuldades de realizar atividades físicas na escola, denominado funcional para crianças. Fernandes explicou que muitas crianças não gostam de praticar exercícios, mas ele acredita que com um profissional da área buscando novos atrativos para motivá-las isso será possível dando a elas uma melhor qualidade de vida. Indicação 10/2022 o parlamentar solicito à Secretária Municipal de Educação e Cultura para que realize estudo para a aquisição de lousas digitais para instalação nas salas de aula da Rede Municipal de Educação. Ele justificou a presente indicação, pois as lousas interativas permitem ainda o acesso à internet podendo ser utilizada em pesquisas e em diversos programas de apoio a atividade educacional, além de aplicativos para preparação das aulas. Indicação 16/2022 o pedido foi ao secretário Municipal de Obras e Serviços Urbanos a realização de obra para instalação de mureta de proteção ou defensa metálica na ponte localizada em Fazenda Juliana. A melhoria se faz necessária no sentido de Fazenda Juliana em direção a Alto Pinheiral do lado direito da ponte, visto que a proteção anterior desabou. Segundo ele é uma necessidade pela segurança das pessoas que utilizam o local. Uma indicação de Fernandes também foi direcionada ao gabinete do prefeito. Nesta indicação, de número 19/2022 ele pede que seja cumprida a Lei 12.031, de 21 de setembro de 2009, que determina a obrigatoriedade de execução semanal do Hino Nacional nos estabelecimentos de ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino. “Justifico a indicação pela existência da Lei Federal que torna obrigatório o ato e o objetivo é o resgate da compreensão, valorização e o patriotismo dos alunos vilanovenses que fazem parte da Rede Municipal de Ensino.” Explicou. A última indicação deste semestre 026/2022, do vereador João Batista Fernandes é bem mais complexa e visa o planejamento de gestão integrada de resíduos sólidos e também o Plano Municipal de Saneamento Básico. Ele lembrou os colegas que a Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS (Lei nº 12.305/2010), por meio de seu art. 18, combinado com o art. 55, estabeleceu que a elaboração de Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS), até 02 de agosto de 2012, é condição para o Distrito Federal e os Municípios terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade. Devido ao período de recesso parlamentar as sessões realizadas presencialmente nas segundas-feiras, às 18h30 mim não estão sendo realizadas no mês Julho. A volta do recesso acontece dia 01 de agosto de 2022. Vale lembrar que os vereadores e os servidores da Casa Legislativa estão realizando os seus trabalhos presenciais e sempre à disposição da comunidade.