Fazenda Vilanova, domingo, 19 de maio de 2024 Telefone (51) 3613-1177

Saúde - Quinta-feira, 21 de Julho de 2022

Vereadora Ângela Bilhar - Projetos para defender animais, Mulher que Faz, e emendas para a área de saúde são algumas de suas conquistas neste semestre

Entre os trabalhos de aprovar e criar leis, fazer indicações ao governo municipal e buscar recursos para melhorar a qualidade de vida dos munícipes na área da educação, saúde, obras e infraestrutura, que são fundamentais para o desenvolvimento da cidade, a vereadora Ângela Bilhar (PP), neste último semestre trabalhou para alcançar esses objetivos, e trouxe para Fazenda Vilanova duas emendas importantes. A primeira, do deputado Federal Maurício Dziedricki, (Podemos), no valor de R$ 100 mil para a área de saúde. Uma Emenda de Bancada, também para a mesma Secretaria oriunda do senador Luis Carlos Heinze no valor de R$ 250 mil também soma para os progressistas. A vereadora foi uma das idealizadoras da criação da Liga de Combate ao câncer de Fazenda Vilanova que já está beneficiando munícipes mulheres e também homens que precisam de suporte para combater e prevenir o câncer de mama e próstata. Juntamente com a Vereadora Vanice Drebes (PP), Angela criou o Projeto dia da Mulher e o evento Mulher que Faz. A parlamentar que atua em diversas áreas em prol do crescimento e desenvolvimento da cidade também contribui para a causa animal. Aprovado e sancionado recentemente, o projeto de autoria institui por Lei a obrigação para que o Executivo municipal incentive a viabilização e o desenvolvimento de ações que visem ao controle reprodutivo de cães e gatos e à promoção de medidas protetivas, por meio de identificação, registro, esterilização cirúrgica, adoção e de campanhas educacionais para a conscientização pública acerca da relevância das temáticas às quais se refere à proposta. Durante o primeiro semestre deste ano a vereadora encaminhou à Administração municipal cinco indicações: A primeira de número 04/2022, pede a criação de um Projeto de coleta seletiva de resíduos. Ela Sugeriu que sejam instaladas nas ruas deste Município lixeiras padronizadas para a realização de coleta seletiva. Assim os resíduos serão separados de forma correta para seu descarte, sendo classificados em úmidos, secos, recicláveis e orgânicos. INDICAÇÃO número 07/2022 Ângela Bilhar, no uso de suas atribuições, indicou a Secretaria Municipal de Saúde, Cidadania e Atenção Social que realize estudo para que haja um profissional qualificado junto do motorista da ambulância, no atendimento dos chamados de socorro. “Justifico a indicação, pela necessidade de pronto atendimento em alguns casos atendidos, que pode ser realizado pelo profissional da saúde que acompanha a ambulância. O atendimento realizado pelo SAMU é de qualidade, mas o tempo de deslocamento para a prestação dos serviços pode resultar na perda de uma vida que aguarda socorro. A exemplo de um caso de infarto em que o paciente necessita de massagem cardíaca, o procedimento pode ser realizado pelo profissional da saúde que acompanha a ambulância enquanto esta se desloca a um hospital, com muito mais agilidade, pois a equipe de socorro estaria com base aqui em Fazenda Vilanova e não em outra cidade da região.” Explicou. Na indicação de número 09/2022, a vereadora indicou ao prefeito municipal a necessidade de instalação de aparelhos de ar condicionado nas cozinhas das Escolas Municipais de Educação Infantil e Fundamental. Indicação 12/2022, Ângela Bilhar solicito ao secretário Municipal de Obras, que seja confeccionado um redutor de velocidade (quebra-molas) na Rua São Paulo, no local compreendido entre os entroncamentos das Ruas Belo Horizonte e Cruzeiro do Sul com a referida rua. Ela justificou o pedido explicando que alguns motoristas ultrapassam a velocidade permitida causando risco de acidente aos moradores destas proximidades. A última indicação do primeiro semestre de 2022, de número, 014/2022, a vereadora Ângela solicitou para a Administração Municipal que instale abrigos em pontos de ônibus na Rua São Paulo e Avenida Rio Grande do Sul. “Considerando que se aproximam as estações climáticas em que as chuvas são mais frequentes e não há local apropriado para que os estudantes se abrigarem enquanto aguardam pelo transporte escolar, justifico esta indicação porque é um pedido dos pais por mais segurança às nossas crianças viamonenses.” Explicou. Para o segundo semestre que inicia dia 01 de agosto, a vereadora aguarda outras e emendas que já foram confirmadas, entre elas R$ 50 mil para a causa animas. As sessões da Câmara de vereadores acontecem todas as segundas-feiras, às 18h 30 min, podendo ser acompanhadas em tempo real no Facebook da Câmara de Vereadores de Fazenda Vilanova.