Fazenda Vilanova, sábado, 27 de abril de 2024 Telefone (51) 3613-1177

Chuvas Isoladas

Sessões - Terça-feira, 12 de Março de 2024

8ª Sessão Plenária de 2024

Decisão tomada durante a pandemia repercute na sessão da Câmara

8ª Sessão Plenária de 2024

O assunto várias vezes abordado e debatido a partir da tribuna, de decisão tomada durante a pandemia, entrou na pauta oficial da Câmara de Vereadores durante a sessão desta segunda-feira (11/3).

Na época, por recomendação médica, a vereadora Ângela Bilhar foi orientada a não participar das reuniões presenciais do Legislativo. Foi convocado o vereador suplente, que assumiu a cadeira. O presidente da época, Paulo Delcio de Souza, destaca que após análise jurídica decidiu remunerar ambos, o que resultou na remuneração de 10 vereadores.

Em momentos anteriores, Paulo Delcio afirmou que se for exigida a devolução dos valores esta será feita e que buscou ser justo na decisão.

A legalidade da ação foi questionada e debatida em várias ocasiões, principalmente por meio dos pronunciamentos do vereador Leo Mota.

Na sessão desta segunda, na condição de secretário da mesa diretora, o vereador Leo Mota leu o documento recebido do Tribunal de Contas do Estado. O mesmo recomenda o envio da apuração dos fatos ou então a abertura de algum procedimento/sindicância para apurar a situação.

A presidente do Legislativo, Vanice Inez Drebes, destacou ao final da sessão que alguma decisão será tomada nos próximos dias e que caso seja necessário solicitar a devolução dos valores isto será feito. A presidente também agradeceu pela presença da comunidade nos diversos eventos que integram a Semana da Mulher de Fazenda Vilanova. Destacou que foi uma semana muito intensa e que impactou muitas mulheres.

Nenhum projeto esteve em pauta para votação da Câmara de Vereadores nesta sessão. Foram apresentadas duas indicações por escrito ao Executivo. A vereadora Ângela Bilhar pediu à Secretaria de Obras ação de podagem de árvores na Rua São Paulo. O vereador Paulo Delcio de Souza pediu a instalação do sinal de internet por meio de fibra para as localidades de Fazenda Juliana e Alto Pinheral, sugerindo a utilização de emenda recebida.

Vários pronunciamentos de vereadores foram realizados durante a sessão que durou praticamente uma hora e trinta minutos. As falas podem ser conferidas na transmissão online que está disponível na página do Facebook da Câmara de Vereadores.